maio 06, 2019

Livro: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


📚 Nome: O Menino do Pijama Listrado

✍🏼 Autor: John Boyne

📃 Páginas: 190

📆 Ano: 2006

Sinopse: 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito.
Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Dialogando: A história do livro, ocorre durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história do menino Bruno que morava em Berlim com seus pais e com sua irmã Gretel (mais conhecida como o Caso Perdido). Bruno morava em um local onde ele era muito feliz e tinha três melhores amigos Karl, Martin e Daniel.
Um certo dia ao chegar em casa, ele é surpreendido ao ver Maria (a empregada da casa) arrumando suas malas e como toda criança curiosa, Bruno logo vai até sua mãe perguntar o que estava acontecendo. Quando ela diz que a família vai se mudar é quando toda a trama do livro começa.

O pai de Bruno é um tenente nazista (coisa que Bruno desconhece o que é) e devido a guerra, ele precisava mudar-se de Berlim para Haja Vista. Mesmo não concordando em se mudar, não havia nada que Bruno podesse fazer para impedir aquilo de acontecer, até mesmo por ser apenas uma criança de nove anos que nem sabia nada a respeito do trabalho do seu pai e sobre a guerra .

Ao chegar na sua nova residência em Haja Vista, Bruno fica triste por conta da aparência do lugar e por ser um local muito isolado, sem vizinhos, sem crianças para brincar e próximo a um campo de concentração. Além disso, Bruno tinha que conviver com algumas mudanças estranhas da sua irmã que estava apaixonada pelo tenente Kotler, um rapaz sério e que tinha uma expressão severa que assustava Bruno.

Pela janela do seu quarto Bruno conseguia ver pessoas usando "Pijamas Listrados"  que caminhavam em um local muito distante e protegido por uma cerca. Tomado pelo tédio e com seu amor pela exploração, Bruno decide ir explorar por aquela área da cerca.

Chegando no limite da cerca, Bruno encontra Shmuel, um garotinho que estava sentando no chão atrás da cerca, usando um pijama listrado, que tinha nove anos e que também nasceu no mesmo dia que ele. E então, eles começam a conversar!

  • “O ponto que virou uma mancha, que virou um vulto, que virou uma pessoa, que virou um menino”.

Bruno e Shmuel se tornaram grandes amigos e passam tardes e tardes conversando sobre diversas coisas e sobre como é está em um lado diferente da cerca. Bruno tinha curiosidade de saber como era o outro lado da cerca mas Shumel apenas dizia que é um lugar triste.

Certo dia, Bruno encontra Shmuel dentro da sua casa, fazendo um "serviço" que o tenente Kotler te ordenou, ele oferece comida para Shmuel que mesmo com medo do tenente parecer, acabou aceitando.

De imediato, o tenente Kotler aparece no cômodo em que os dois estavam e percebendo a boca de Shmuel cheia, pergunta ao garoto se ele tinha comido algo na casa, Shmuel nega, mas o tenente o obriga a abrir a boca e quando ver a comida na boca dele começa a gritar  perguntando se ele tinha roubado comida da geladeira.

Com muito medo, Shmuel diz que não roubou e fala que o Bruno que tinha dado a ele. Irritado, o tenente Kotler pergunta a Bruno se o que Shmuel falou é verdade, mas com muito medo Bruno diz que nunca falou com ele e fica arrependido pela ação que tomou de não ter defendido o amigo.

Ao descobri que voltaria a morar em Berlim, Bruno quis mostrar sua amizade sincera a Shmuel.
O pai de Shmuel havia desaparecido e então os dois bolam um plano para Bruno passar para o lado da cerca onde o amigo mora. Passando para o local onde moram as pessoas que usam pijamas listrados, os dois vão em busca do pai de Shmuel e então o inesperado acontece!

📱 Acompanhe O Blogueiro! 💻

26 comentários:

  1. Um livro muito bom! Gostei da resenha! 😍

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Adoro os seus artigos! Sou fã! Ainda bem que o descobri no grupo <3
    Quanto ao livro, aqui em Portugal é "O Rapaz do Pijama às Riscas". Amei e chorei. Detesto chorar com livros e filmes. Eu detesto chorar em geral ahaahahah Não sei se tem o filme. Eu chorei na parte em que se sabe o que aconteceu no final, mas ele não descreve, ou seja, dá a entender o que acontecer. Estava de TPM.
    Juro, muito marcante. O tema da Segunda Guerra Mundial mexe muito comigo. O Pianista, a Vida é Bela. Tudo isso me toca e fascina. Fascina, não no sentido mau. Interessa-me. Isso, Chernobly. Por ai. Pensar que há pessoas capazes de algo tão louco e talvez haja pessoas piores. Faço-me entender?
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "O Menino do Pijama listrado" virou livro, você pode encontrá-lo na Netflix. Também destesto chorar lendo ou assistindo, mas as vezes não consigo segurar as lágrimas! 😂

      Excluir
    2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      Virou livro sim ahahahaaha Eu entendi. Vou pesquisar, não sei se a Netflix dai é mais avançada do que a daqui. Eu não sei muita coisa hahahahaha
      Temos água a mais em nós aaahahahahaha
      Beijokitaz

      Excluir
  3. Sou fascinado pelas histórias que trazem os teores da Segunda Guerra Mundial, e O Menino do Pijama Listrado foi um livro que me tocou profundamente, ainda mais por trazer no enredo a inocência de duas crianças separadas pela ignorância de pessoas adultas que se deixaram perder da ingenuidade infantil. É uma obra maravilhosa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ignorância das pessoas infelizmente destrói muitas coisa!

      Excluir
  4. Minha filha havia comentado comigo sobre este livro. Segundo ela um livro perfeito. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro muito bom, você deveria ler! ❤

      Excluir
  5. Esse livro é maravilhoso já li umas 3 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahahaha eu só li uma vez e amei, em breve leio novamente! ❤

      Excluir
  6. Legal , livro maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Ainda não tive oportunidade de ler o livro mas assisti o filme e achei bem triste. Primeiro pela época histórica em que se passa, segundo pelo final da história. Impossível não sentir um aperto no coração com o desfecho. Quero ler em breve. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o livro e também assistir o filme, porém prefiro mais o livro! Quando tiver uma oportunidade leia ele! ❤

      Excluir

Copyright © 2016 Eita, Carlos! , Blogger